Angra do Heroísmo – Cidades Irmãs
- angracentrodomundo.com
- Angra do Heroísmo – Cidades Irmãs
Angra do Heroísmo foi ponto de paragem obrigatória no tempo das descobertas quinhentistas.
Não só porto de escala e de abrigo, de apoio logístico mas também encruzilhada de momentos importantes da História de Portugal e de Espanha, como também ponto de partida para a causa liberal de D. Pedro. Aqui se misturaram ao longo do tempo culturas diversas e, ainda hoje, muitas dessas culturas se refletem no quotidiano dos angrenses.
Desde 1966 até aos nossos que os responsáveis autárquicos de Angra estabeleceram um caminho de geminação com cidades de vários quadrantes geográficos o que tem permitido a continuidade dessa centralidade de Angra do Heroísmo.
Álamo Meneses, Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo
Neste depoimento o Professor Álamo Meneses explica a história de uma centralidade que começou no século XV quando, na realidade, Angra foi o centro físico entre o novo e o velho mundo.
As cidades – irmãs são, para o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, de uma importância vital na construção da afirmação de Angra no Mundo.
Um depoimento que pode ver na íntegra.
A primeira cidade a geminar-se com Angra foi a cidade de Tulare na Califórnia, sendo na altura, em 1966, Presidente do Município Açoriano, Manuel Coelho Baptista de Lima.
Álamo Meneses, actual Presidente da Câmara explica o enquadramento em que essa geminação teve lugar e de como ela se tem revelado do ponto de vista simbólico e prático de enorme importância.
São Salvador da Baía
A geminação das duas cidades ocorreu em Dezembro de 1985 era Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo o Dr. Leopoldino Tavares. (Infelizmente já falecido)
Évora – 1988
Em 1988 Angra assinou um acordo de geminação com Évora.
Joaquim Ponte, Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo nessa altura, explica neste depoimento que o facto de Angra ter sido consagrada, em 1983, como Património Mundial da UNESCO, e o facto de, pouco tempo depois Évora ter sido, igualmente, incluída nessa lista, foram os fatores determinantes para que a geminação tivesse sido feita.
Para além de nos contar toda a história desse processo, Joaquim Ponte recorda-se de como mesmo foi proveitoso para ambas as partes.
Florianópolis – 1994
A geminação entre Angra do Heroísmo e Florianópolis ocorre no contexto da empatia resultante da profunda marca cultural levada para o Estado de Santa Catarina no contexto da emigração ocorrida.
Joaquim Ponte, que assinou o contrato de geminação entre as duas cidades, lamenta que, pelo menos enquanto foi Presidente da Câmara de Angra, a distância tenha impedido que essa geminação tivesse dado os frutos então desejados.
Gilroy – 12 Junho 2005
Al Pinheiro – Mayor de Gilroy, à data da geminação, nasceu em Angra do Heroísmo, onde vive hoje parte do ano, tendo emigrado para aquela zona americana da Califórnia.
Recorda-se da conjuntura em que ocorreu a geminação e não em dúvidas que a mesma não pode ser apenas um acto formal apenas para a “fotografia”.
Neste depoimento, enaltece todo o trabalho de aproximação que tem sido feito desde a altura da geminação até aos dias de hoje.
José Pedro Cardoso, em 2005, Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, foi quem assinou, em nome da cidade, o protocolo de geminação com Gilroy.
José Pedro Cardoso recorda, neste depoimento, o papel desempenhado pelo Dr. Cunha de Oliveira no processo de geminação.
Porto Novo – 2011
A assinatura do protocolo que geminou as cidades de Angra do Heroísmo e de Porto Novo (Cabo Verde) foi assinado por Andreia Cardoso, na altura Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, no dia 21 de Agosto de 2011, data em que Angra celebrava mais um aniversário de elevação a cidade.
Neste depoimento Andreia Cardoso recorda que a assinatura do protocolo de geminação entre as duas cidades não foi o principio mas, antes, o culminar natural de um caminhos de cooperação entre as duas cidades que já vinha a ter lugar, naquela data, há quase duas décadas.
CARTAGENA DAS ÍNDIAS
Álamo Meneses explica a intervenção do Instituto Histórico da Ilha Terceira na geminação entre Angra do Heroísmo e Cartagena das índias.
Geminação que acontece no contexto de um passado comum entre as duas cidades.
JINING
JINING é a cidade onde nasceu Confúcio o maior pensador e filósofo da ancestral cultura chinesa.
A sua geminação com Angra do Heroísmo resulta, como explica Álamo Meneses, Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, de uma proposta feita diretamente pelo presidente chinês aquando de uma visita à ilha Terceira.
Recorde-se que Jining é, tal como Angra do Heroísmo, uma cidade que faz parte do Património Mundial da UNESCO.
ALENQUER
A iniciativa da geminação entre Angra e Alenquer não teve origem na Câmara Municipal.
Álamo Meneses explica que a mesma resultou de uma série de iniciativas da sociedade civil que estuda o Culto do Espírito Santo.
Foi em Alenquer que teve origem, em Portugal, o culto ao Divino espírito Santo.
FUNCHAL
Angra e o Funchal partilham passados comuns e essa foi a razão, explica Álamo Meneses, que conduziu à geminação das duas cidades.
GOLEGÃ
É a mais recente geminação de Angra do Heroísmo e teve lugar em 2019
Álamo Meneses explica que esta geminação, uma vez mais, teve que ver com a sociedade civil, no caso com a recuperação do pónei da Terceira e de todo o trabalho feito no sentido de registar esta raça, um trabalho que foi apoiado pela Câmara Municipal da Golegã.
Ribeira Grande de Santiago – “Cidade Velha” (Cabo Verde)
Esta geminação entre Angra e a Cidade Velha, em Cabo Verde, advém da circunstância das duas cidade terem nascido já com essa condição de gémeas.
Quando a Diocese de Angra foi criada foram criadas mais duas, uma na “Cidade Velha” e outra em São Tomé. Foi por esse motivo que Angra, até então Vila e a cidade Velha, foram elevadas ao estatuto de cidades.
Álamo Meneses, Presidente da Câmara Muncipal de Angra do Heroísmo, neste depoimento, explica todo esse passado histórico comum mas também que tem sido feito nos dias de hoje no sentido de aproximaR as duas cidades.
A teia de interligações com outros povos e culturas, quer através do Património Munidla, quer através das geminações, de acordo com Álamo Meneses é que dão a Angra a sua actual centralidade.
- Cidades Irmãs
- Tulare (EUA) | 10 de março de 1966
- Salvador – Baía (Brasil) | 27 de dezembro de 1985
- Taunton (EUA) | 19 de abril de 1986
- Évora (Portugal) | 8 de dezembro de 1988
- Florianópolis (Brasil) | 20 de setembro de 1994
- Gustine (EUA) | 18 de julho de 2002
- São Vicente (Cabo Verde) | 19 de novembro de 2003
- Gramado (Brasil) | 9 de março de 2004
- Gilroy (EUA) | 22 de junho de 2005
- Porto Novo (Cabo Verde) | 21 de agosto de 2011
- Cartagena de Índias (Colômbia) | 14 de agosto de 2015
- Jining (República Popular da China) | 27 de setembro de 2015
- Alenquer (Portugal) | 13 de maio de 2016
- Funchal (Portugal) | 9 de setembro de 2016
- Golegã (Portugal) | 28 de janeiro de 2019
- Ribeira Grande de Santiago (Cabo Verde) | 30 de abril de 2019
- Portugal Património
- Centro Histórico de Évora
- Centro Histórico de Guimarães
- Centro Histórico do Porto, Ponte Luís I e Mosteiro da Serra do Pilar
- Cidade-Quartel Fronteiriça de Elvas e suas Fortificações
- Edifícios Reais de Mafra – Palácio, Basílica, Convento, Jardim do Cerco e Parque de Caça (Tapada)
- Laurissilva da Madeira
- Mosteiro da Batalha
- Mosteiro de Alcobaça
- Mosteiro dos Jerónimos e Torre de Belém em Lisboa
- Paisagem Cultural de Sintra
- Paisagem da Cultura da Vinha da Ilha do Pico
- Região Vinhateira do Alto Douro
- Santuário do Bom Jesus do Monte em Braga
- Sítios de Arte Rupestre do Vale do Côa
- Universidade de Coimbra – Alta e Sofia
- Página Principal